Secretário Mozart Sales fará aula magna do curso de Medicina da UFRB

11/12/2013 - 14:35h

O secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, ministrará a aula magna do curso de Medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Sales irá proferir a palestra “O desafio de formar médicos capazes de compreender (ou lidar com) os fenômenos da Saúde-Enfermidade-Cuidado com competência técnica, política, ética e humanística”. O evento acontece nesta sexta-feira, dia 13, às 15h, no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus da UFRB de Santo Antônio de Jesus.

A aula será aberta ao público. Entre os convidados, já estão confirmadas as presenças do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, e dos sócios-diretores do Instituto Fernando Filgueiras (IFF), instituição que administra o Hospital Regional de Santo Antônio (HRSAJ), Alex Carvalho, José Antônio Andrade e Taciano Campos. Na ocasião, o HRSAJ irá receber dois certificados de qualidade na área hospital, concedidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), no nível de certificação plena, e pela Internacional Organization for Standardization (ISO).

Assim como os demais cursos do CCS/UFRB que já atuam no HRSAJ, a unidade também será um hospital-escola para os estudantes de Medicina. Além disso, os discentes continuarão atuando na atenção básica do município de Santo Antônio de Jesus e na Santa Casa de Misericórdia - Hospital Luiz Argolo, por meio de Equipes de Aprendizagem Ativa (EAA). “Essa é uma grande conquista para o Recôncavo. A UFRB vai ser a primeira universidade federal a ofertar o curso de Medicina no interior da Bahia”, destaca o reitor Paulo Gabriel Nacif.

Autorizado pelo Ministério Da Educação em 2012, por meio do programa nacional de expansão de vagas de Medicina, o curso da UFRB foi contemplado com 60 vagas anuais. Os primeiros estudantes foram selecionados através do processo seletivo de acesso aos cursos do segundo ciclo de formação do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS). De acordo com o calendário acadêmico da graduação, as aulas do primeiro semestre de Medicina terão início em dezembro de 2013 e seguem até abril de 2014.

Proposta do curso - O projeto pedagógico do curso de Medicina da UFRB prevê uma estrutura curricular organizada em regime de ciclos de formação. Os estudantes vão ingressar no primeiro ciclo de formação que corresponde ao BIS, com área de concentração em Estudos em Saúde-Enfermidade-Cuidado. Já implantado no CCS desde 2009.2, o curso tem duração de três anos. O segundo ciclo terá a duração de quatro anos e o objetivo será formar profissionais médicos com foco na Atenção Primária em Saúde.

Mozart Sales - Médico, natural de Fortaleza (CE), formado pela Faculdade de Ciências Médicas (Fesp/UPE), da qual é concursado desde 1999, Sales foi assessor do Ministério da Saúde, entre janeiro de 2003 e junho de 2004; eleito vereador do Recife pelo PT, para seu primeiro mandato, em 2004; Deputado Estadual de Pernambuco, em 2011, e, desde 2012, assumiu a Secretaria Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin

Siga o Emprego-YouCan no Facebook