Sem respostas, professores deixam Secretaria da Educação de Goiânia

30/05/2014 - 07:24h

Cerca de 40 Professores municipais em greve, que ocuparam a sede da Secretaria Municipal de Educação (SME), em Goiânia, na tarde de quinta-feira (29), deixaram o local por volta das 23h. De acordo com Sindicato Municipal dos Servidores da Educação de Goiânia (Simsed), a manifestação foi espontânea e não havia planejamento para invasão. Eles estão tomando uma atitude ilegal, que é remanejar os funcionários temporários de escola durante a paralisação. A gente só queria uma resposta, disse ao G1 o diretor jurídico da entidade, Antônio Gonçalves Rocha Júnior.

Segundo o sindicalista, apesar do movimento, nenhum representante da SME atendeu os professores. O nosso movimento foi pacífico, não causamos nenhum dano ao patrimônio público, mas a secretaria mostrou seu autoritarismo mais uma vez e não nos atendeu. Eles encerraram o expediente, cortaram a energia do prédio, fecharam os banheiros, tudo para evitar que ficássemos lá, relatou.

Na quinta-feira, a SME informou, em nota, que entrou em contato com os professores de contrato para oferecer a possibilidade de remanejamento para instituições educacionais em funcionamento.

O G1 tentou novo contato com a secretaria na manhã desta sexta-feira (30) para saber como andam as negociações com os grevistas, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta reportagem.

Antes de ocupar a secretaria, os professores protestaram, ao lado de outras categorias que estão em greve, no cruzamento das avenidas Goiás e Anhanguera. Em passeata, os manifestantes seguiram para a Praça Cívica. Segundo a Polícia Militar, mais de 700 pessoas participaram do ato.

Greve
A greve dos professores começou no último dia 26. De acordo com o Simsed, cerca de 90% dos 10 mil servidores aderiram ao movimento. A categoria reclama que a prefeitura não cumpriu o acordo firmado entre as partes em outubro do ano passado, após os servidores pararem as atividades. As principais reivindicações são o aumento salarial e o retorno das gratificações.

A SME garante que está cumprindo o acordo firmado com a categoria e afirma que, entre as medidas, está o reajuste salarial para professores de 8,32% neste ano, mantendo o piso salarial 7,3% acima do piso nacional. O órgão disse ainda que o decreto nº. 1248/2014 formaliza no âmbito da administração municipal o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Grevistas ocupam a sede da secretaria desde as 14h (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Grevistas ocuparam a sede da Secretaria Municipal de Educação (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)