Servidores e docentes do IFPE entram em greve no campus Recife

05/05/2014 - 16:01h

Por causa da greve, aulas foram suspensas (Foto: Renata Torres/Divulgação)
Em Caruaru, aulas estão suspensas desde 22/04
(Foto: Renata Torres/Divulgação)

Nesta segunda-feira (5), servidores técnico-administrativos e Docentes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) do campus Recife entraram em greve por tempo indeterminado. Em Caruaru, no Agreste, o movimento teve início desde o dia 22 de abril. Os demais campi do instituto " Afogados da Ingazeira, Ipojuca, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Pesqueira, Barreiros e Belo Jardim " devem iniciar a paralisação ainda nesta semana.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Pernambuco (Sinasefe-PE), a categoria participa de um movimento nacional e pede, dentre outras coisas, a reformulação no plano de cargos e carreiras e reajuste emergencial no salário de 22,8%. Existem dois eixos de reivindicações, o do servidor, que seria o reajuste antecipado, e o do ensino básico, que pedimos 30 horas semanais para servidores técnico-administrativos, equiparação do Docente aos Professores da universidade, além do não ao ponto eletrônico e ao ponto de docente, destacou Geraldo Costa, coordenador do sindicato.

O campus Recife do IFPE divulgou nota informando que há um acordo permitindo o livre acesso à Instituição para todos os servidores que não aderirem à greve. Assim, os estudantes devem frequentar normalmente as aulas dos professores não grevistas. Para o sindicato, a paralisação deve ganhar forças nos próximos dias, com a paralisação quase integral das atividades.  Em Caruaru, por exemplo, não está havendo mais aula, de acordo com a reitoria do IFPE.

Em Ipojuca, a greve tem início nesta terça (6); já em Afogados da Ingazeira e Vitória de Santo Antão, a paralisação ocorre a partir da quarta (7). Os demais campi irão realizar assembleias durante esta semana para decidir os rumos do movimento.

Atualmente, o IFPE conta com mil técnico-administrativos e 2 mil professores em todo o Estado, de acordo com o Sinasefe-PE.