Tecnologias mantêm brasileiros em contato com a língua inglesa

26/08/2015 - 13:01h

Para o Professor Marco Antônio, não tem mais volta: o inglês já está no nosso vocabulário. Muitas vezes, não dá nem para perceber. Ele e o professor Otacílio Barreto, do Projeto Educação, explicam onde podemos encontrar referências da língua inglesa no dia a dia. Os assuntos selecionados para as reportagens em vídeo devem ajudar os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

REVEJA AS REPORTAGENS DE INGLÊS DO PROJETO EDUCAÇÃO

As tecnologias usadas hoje em dia nos fazem ter maior contato com a língua inglesa até nas menores palavras. Smartphone vem da junção das palavras "smart", que significa inteligente, e "phone", de telefone. O mesmo acontece com o touchscreen (tela de toque) e a tão querida wi-fi (wi vem de wireless, que significa "sem fio").

Vamos tirar uma selfie? A palavra vem da junção de "self", que singifica "você mesmo" e o sufixo "ie", que pode significar uma forma carinhosa de fazer referência a si. Também adotamos a palavra laptop para falar do computador portátil. "Lap" significa colo, e "top" significa sobre - justamente como é usado o laptop, sobre o colo.