Três dicas de quem fez o SAT , o "Enem" norte-americano: blogueiro conta sua experiência

25/06/2014 - 12:35h

Para começar a entender do que se trata essa prova, podemos dizer que é um tipo de “Enem dos Estados Unidos''. Entretanto, há muitas diferenças em relação ao exame brasileiro, dentre elas:

1. o SAT não vale só para algumas, mas para todas as Universidades do país.;

2. ele não aborda conteúdos muito específicos, como química, história e geografia; a prova contém “apenas'' 3 áreas, matemática, leitura e escrita;

3. ele não é determinante na aprovação ou não, já que as universidades dos EUA avaliam o perfil do aluno como um todo e de várias formas para decidir se ele terá um impacto positivo naquele ambiente.

Há ainda mais alguns detalhes, como a importância do controle do tempo (timing) nessa prova. São 200 testes e 1 redação em 3h45. Saber fazer a prova (saber como ela é, no que você tem mais facilidade e dificuldade, no que gasta mais tempo, …) é essencial!

Não é à toa que existem tantos livros para estudo do SAT; conhecer a prova é essencial.

Acho que são esses os aspectos principais(quem souber como funciona, por favor, deixe um comentário se achar que faltou alguma coisa!).

Então… além de falar um pouco da prova, queria compartilhar o que aprendi no processo de preparação para ela.

1. Eu devia ter feito mais simulados: eles são essenciais para pegar o jeito da prova. Acho que isso não é importante só para o SAT, mas para todos os vestibulares também.

2. Eu devia ter montado um plano de estudos que me permitisse corrigir todos os meus pontos fracos, como leitura rápida e vocabulário. Para o Brasil, vale o mesmo para cobrir matérias e assuntos mal compreendidos.

Distribuir as prioridades no tempo é difícil, mas realmente útil.

3. Há muitas ferramentas de estudos, como sites e aplicativos de celulares que tornam o estudos e a organização possíveis em qualquer lugar.  Utilizar essas ferramentas me ajudou muito e acredito que devemos nos aproveitar o quanto pudermos dessas tecnologias para nosso desenvolvimento.

A intenção aqui era explicar um pouco sobre o SAT e deixar umas impressões que tive sobre a prova e ouros vestibulares. Experimente, escute, aprenda, corrija, enfim, trabalhe pesado para a realização de seus sonhos! Bons resultados virão! (pelo menos assim espero!)

Para quem quiser saber mais sobre os estudos nos EUA, é só dar uma olhada no Estudar Fora!

Fonte: http://prepareseparaovestibular.blogosfera.uol.com