Tudo começou aqui. Com essa frase o encontro dos egressos relatou experiências

28/10/2015 - 11:17h

A abertura do I encontro dos egressos do curso de pedagogia do UBM – Centro Universitário de Barra Mansa, contou com a apresentação dos alunos do 6º período do curso de música. O evento tem como objetivo relatar as experiências dos egressos nos diversos campos de trabalho.

A Coordenadora do curso, Flordélia Rodrigues da Silva, formada em 1973, na primeira turma do curso de pedagogia, um dos primeiros cursos oferecidos pelo UBM, afirma que vive uma história de amor com a educação. “É uma profissão árdua e apaixonante, nós não trabalhamos pelo dinheiro, escolhemos essa profissão porque gostamos de pessoas, esse é o diferencial. O amor da pedagogia é um amor diversificado, um amor abrangente que cabe em diversos setores”.

A comemoração contou com uma mesa redonda onde cada profissional relatou sua experiência no campo da educação. A mesa foi composta pelos profissionais de várias áreas da pedagogia; orientador educacional, Pedagogia na educação superior, pedagogia na secretaria de educação, orientador pedagógico e pedagogia nas empresas.

Fez parte da composição da mesa, a secretária municipal de Educação, professora Maria Lusia de Resende Melchiades, formada em letras pelo UBM e pedagogia; a professora Yeda Maria Alves Guimarães, pedagoga e  bacharel em Direito pelo UBM, mestre em comunicação e cultura pela UFRJ e Coordenadora do Núcleo Pedagógico do Centro Universitário de Barra Mansa; Etelvina Batista dos Santos, pedagoga e diretora adjunta do Colégio Municipal Padre Anchieta; Bruna Vieira Riboura, pedagoga na empresa CIEE em Barra Mansa; Patrícia Miller Cardos Oliveira, supervisora escolar da rede municipal de Ensino e membro do Conselho Municipal de Educação do Município de Barra Mansa; Fontinelle Paulo Cavalcante, orientador Educacional no município de Itatiaia e Orientador Educacional no Colégio Municipal Clécio Penedo em Barra Mansa e Flávia Torres, Orientadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Barra Mansa. Muito emocionados, os ex-alunos dividiram suas experiências e relembraram histórias da época de Faculdade.

Todos os profissionais, sem exceção falaram sobre o poder de transformação do ensino, a secretária de educação, Prof Maria Lusia de Resende Melchiades, terminou seu relato deixando uma citação de um grande educador brasileiro, um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, Paulo Freire: “A Educação não transforma o mundo, educação muda pessoas, pessoas transformam o mundo”.

Fonte: UBM