UCPel conhece metodologia de inovação do SENAI

04/08/2014 - 19:05h

Na tarde desta segunda-feira (04), a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu a visita do representante do Centro de Excelência em Tecnologias Avançadas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (CETA/SENAI), Cláudio Schefer. O encontro teve como foco a apresentação da metodologia Strategos, utilizada para dar suporte às empresas para gerar mais inovação e de maneira mais qualificada.

No encontro, Schefer apresentou o funcionamento, a implementação, desafios e investimentos da metodologia. Estiveram presentes o reitor, José Carlos Bachettini Júnior, os coordenadores do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), Samuel Ongaratto e Fábio Castro Neves, o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Ricardo Pinheiro, o diretor do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Edevar Machado Júnior, e o Professor da área de tecnologia, Luciano Mertins.

A UCPel tem desenvolvido uma série de ações e projetos que têm convergido para gerar inovação, explica Ongaratto. Ele cita a proposta da educação empreendedora e o engajamento no Arranjo Produtivo Local (APL) - Complexo Industrial da Saúde como exemplos.

A proposta do uso da metodologia ainda será debatida, mas a intenção é que o processo de inovação envolva Universidade e Hospital e seja um processo cíclico, com inovação gradativa, abrangendo ainda empresas incubadas no EDR, acadêmicos e empreendimentos já constituídos.

Fonte: UCPel