UFMG terá um processo seletivo por semestre a partir de 2014

19/12/2013 - 21:01h

A UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) irá contar com dois processos seletivos por ano a partir de 2014, um em cada semestre, por meio do Sisu (Sistema De Seleção Unificada), que escolhe alunos para instituições públicas de ensino superior por meio da nota do Enem (Exame Nacional Do Ensino Médio).

No Sisu 1/2014, os candidatos concorrem a 3.295 vagas em Belo Horizonte e 240 em Montes Claros. No Sisu 2/2014, são ofertadas 2.714 vagas em Belo Horizonte. Para concorrer a qualquer das entradas, os interessados precisam ter prestado o Enem 2013.

O edital e sua retificação, que adiciona as informações sobre os dois Sisu, devem ser publicados ainda nesta semana. Estudantes não classificados no primeiro semestre podem se inscrever novamente no meio do ano para ter acesso às vagas do segundo semestre.

A pró-reitora mencionou três razões que orientaram a decisão do Conselho. A primeira é tornar a UFMG uma universidade mais competitiva, com um processo seletivo de porte nacional. A segunda é facilitar o registro acadêmico e diminuir o número de chamadas em cada uma das entradas semestrais. A terceira é promover a mobilidade acadêmica e entrada de estudantes de outros estados, cujo acesso à universidade hoje chega a 14%.

Fonte: Uol