UFSCar, USP e Unesp têm vagas e bolsas de até R$ 400 para moradia

24/02/2015 - 06:01h

A procura por um lar é uma das difíceis tarefas que os calouros têm de realizar quando chegam às cidades das Universidades em que foram aprovados e fica ainda mais complicada quando o estudante não possui recursos financeiros. Mas há opções oferecidas pelas próprias instituições e, na região, há tanto vagas em moradias quanto bolsas para o pagamento de aluguéis. Confira.

Fachada da UFSCar em São Carlos (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Campus da UFSCar em São Carlos oferece186
vagas em moradias (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

UFSCar
A universidade oferece duas modalidades de apoio: a bolsa moradia, que consiste em uma vaga em imóveis dentro ou fora do campus, e o auxílio moradia, em que a universidade ofereceajuda financeira para que os alunos paguem o aluguel.

Podem pleitear esse apoio estudantes de primeira graduação matriculados em cursos presenciais e que não residam na cidade onde estão localizados os campi. As duas modalidades têm duração de até um ano e não têm renovação automática " cabe ao aluno reapresentar o pedido.

Na bolsa moradia, a UFSCar é responsável por oferecer um local e pelas despesas com os serviços básicos (água, luz, IPTU e gás) das unidades. Em São Carlos, serão oferecidas 176 vagas em prédios dentro da universidade e 10 vagas em imóveis alugados pela instituição. Já em Araras, serão oferecidas 10 vagas, todas em espaços alugados. Nas duas cidades as moradias são equipadas com geladeira, fogão, camas, colchões, mesa e cadeiras.

No auxílio moradia, os alunos recebem de R$ 300 a R$ 400 por mês, sendo o valor mais alto destinado aos Universitários com filhos de até 5 anos e 11 meses. Nessa modalidade, a UFSCar oferece o valor mensal e cabe aos alunos o pagamento de todas as despesas.
Para ter direito à bolsa ou ao auxílio, é preciso comprovar carência socioeconômica e ser aprovado no Programa de Assistência Estudantil da UFSCar. Mais informações no site do programa na UFSCar

Alojamento da USP de São Carlos (Foto: Oscar Herculano Jr/ EPTV)
USP de São Carlos (SP) conta com cinco blocos
de alojamento (Foto: Oscar Herculano Jr./ EPTV)

USP
O campus de São Carlos possui cinco blocos de alojamento, totalizando 252 vagas para calouros e veteranos. Já em Pirassununga, são oferecidas 102 vagas em moradias para os estudantes de graduação e há, atualmente, 24 disponíveis. Para concorrer a uma vaga, é preciso se inscrever pelo sistema da universidade, o JupiterWeb, responder um questionário socioeconômico e passar por Entrevista com a assistente social, comprovando a situação financeira.

Segundo o Serviço Social, após as inscrições, o sistema classifica os alunos com o perfil de maior necessidade econômica. Caso esse número seja maior do que a quantidade disponível de vagas, é concedido um auxílio financeiro de R$ 400 mensais para que os outros estudantes sem recursos possam morar nas cidades dos campi. Mais informações no site da USP.

Campus da Unesp de Araraquara (Foto: Wilson Aiello/EPTV)
Unesp de Araraquara oferece vagas em moradias
ou auxílio aluguel (Foto: Wilson Aiello/EPTV)

Unesp Araraquara
O campus de Araraquara possui uma moradia estudantil com 128 vagas, sendo 16 casas divididas em quatro blocos habitacionais localizados no bairro Quitandinha, a cerca de 20 minutos da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAR). A universidade também oferece 36 bolsas na modalidade auxílio aluguel, no valor de R$ 230 mensais, mais R$ 75 para alimentação.

Para pleitear a bolsa ou o auxílio o aluno deve acessar a página do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), ler o regulamento, preencher a ficha de inscrição, entregar os documentos requisitados e realizar a entrevista para avaliação socioeconômica. Mais informações no site da Unesp.

Unesp Rio Claro
A universidade oferece 96 vagas em sua moradia, localizada no bairro Bela Vista, e todas elas, como ocorre em Araraquara, podem ser pleiteadas tanto por calouros quanto por veteranos porque o processo de seleção é realizado anualmente e depende da comprovação de carência dos estudantes.

Quanto às bolsas para o pagamento de aluguéis, o IGCE e o IB oferecem dez auxílios cada, também de R$ 230 mensais, mais R$ 75 para alimentação, como em Araraquara. Para solicitar o auxílio, o aluno tem de estar em sua primeira graduação, não pode ser proprietário e nem filho de proprietário de imóvel na cidade e comprovar a carência socioeconômica.

Unesp São João da Boa Vista
A unidade não oferece moradia para os alunos, mas disponibiliza o auxílio aluguel no mesmo valor dos demais campi para aqueles que comprovarem dificuldades financeiras. Mais informações podem ser obtidas no setor acadêmico pelo telefone (19) 3628-2400.