UFSM entra com novo recurso contra a realização do vestibular em 2014

16/07/2014 - 19:01h

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Rio Grande do Sul, entrou com um novo recurso para manter a extinção do Vestibular como forma de ingresso na universidade em 2014. O pedido de agravo, instrumento contra uma liminar da Justiça Federal, foi encaminhado na tarde desta quarta-feira (16) pela própria instituição.

Na última sexta-feira (11), o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Tadaaqui Hirose, havia mantido a decisão favorável à realização do vestibular na universidade, negando recurso encaminhado pela própria universidade. O pedido fazia parte de um grupo formado por entidades empresariais de Santa Maria e pela União Santa-Mariense de Estudantes.

A decisão sobre o agravo ficará a cargo do desembargador Cândido Alfredo Silva Leal Júnior, da 4ª turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região. A decisao deve sair ainda nesta quinta-feira (17).

Em maio, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da universidade aprovou o uso do Sisu como forma exclusiva de ingresso na instituição, extinguindo o vestibular. No mês seguinte, um grupo formado por entidades empresariais de Santa Maria e pela União Santa-Mariense de Estudantes ingressou com liminar na Justiça Federal contra a decisão do conselho e obteve decisão favorável.

Na liminar, as entidades que pedem a permanência do vestibular questionam a forma como a universidade fez a mudança no sistema de ingresso na graduação, anunciada um dia antes do prazo final para inscrições no Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem), pré-requisito para participação no processo seletivo do Sisu.