Últimos dias para inscrições no curso de Medicina da USCS

21/01/2014 - 11:39h

Os interessados em participar do Vestibular para o curso de Medicina da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) têm até o dia 24 de janeiro para efetuar sua inscrição.

Por meio do site da Universidade (www.uscs.edu.br), o candidato pode preencher o formulário e também acessar o edital, com informações complementares. A taxa de inscrição é de R$ 195,00.

Serão oferecidas 60 vagas. O Vestibular ocorrerá no dia 16 de fevereiro e as aulas terão início no dia 17 de março, no Campus Centro (Rua Santo Antônio, 50 – Centro - SCS). A duração do curso é de 6 anos (12 semestres).

Mais Médicos

Segundo o Reitor, Professor Marcos Sidnei Bassi, o curso de Medicina da USCS surge no contexto do Programa “Mais Médicos”, do governo federal, que visa à melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). “Um curso como o de Medicina tem um fundamental papel social a cumprir. Nesse contexto, o enfoque principal do nosso curso é formar médicos vinculados à realidade brasileira e preparados para enfrentar os principais problemas da população”, disse.

Para que possam intensificar esse contato com a comunidade, os estudantes da USCS terão a oportunidade de acumular experiências práticas desde o primeiro ano do curso. É o que destaca o prof. Marcos Biffi, Pró-Reitor de Graduação. “Temos um acordo com a Prefeitura de São Caetano do Sul que permitirá que nossos alunos, com o devido acompanhamento por parte dos professores, possam contribuir com o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município desde o primeiro semestre”. Além disso, os próprios médicos e enfermeiros da rede municipal também participarão de um programa de capacitação promovido pela USCS para que possam tutorear os estudantes durante essa atuação.

Formação individualizada

Outro destaque do curso de Medicina da USCS está na individualização do processo de aprendizagem. “Entendemos que cada aluno é um ser singular, que deve ser tratado de forma individual. Por isso, vamos privilegiar o trabalho em pequenos grupos, nos quais o professor atuará como um facilitador, fazendo uso de modernas metodologias para que cada estudante “possa se tornar competente para atender à população com a qualidade da atenção à saúde que ela merece”, explica o Dr. José Lúcio Martins Machado, que vem colaborando com a  implementação do curso na USCS.

Fonte: Comunicação - USCS