UnB sobe 4 posições em ranking de universidades da América Latina

29/05/2014 - 08:01h

Universidade de Brasília - Brasília (DF) #Obras_Niemeyer (Foto: Marcelo Brandt/G1)
Universidade de Brasília (Foto: Marcelo Brandt/G1)

A Universidade de Brasília saltou quatro posições no ranking das melhoras instituições de ensino superior da América Latina, ocupando agora a 17ª posição. A pesquisa é feita anualmente pela consultoria britânica Quacquarelli Symonds e foi divulgada na terça-feira (27). O mesmo estudou apontou que a Universidade de São Paulo (USP) deixou de ser a melhor " o topo passou a ser ocupado pela Pontifícia Universidade Católica do Chile.

No total, 395 instituições do continente foram avaliadas nesta quarta edição do ranking, e 300 foram classificadas. Foram levados em conta sete critérios: o de maior peso foi a reputação acadêmica de cada universidade, com 30% da pontuação, seguido pela reputação dos graduados no Mercado De Trabalho. Juntos, esses dois critérios somam 50% da nota.

O número de alunos por Professor na sala de aula, a quantidade de publicação por professores, o número de citações por publicação, a proporção de Professores com doutorado e a presença digital da instituição constituíram a outra metade da pontuação.

Das 300 instituições classificadas, o Brasil responde por 88: 17 Universidades brasileiras estão entre as 50 melhores em 2014, e 56 das 200 mais bem colocadas são do Brasil.