Unesc investe em metodologias ativas para inovar o ensino

08/06/2015 - 17:33h

Untitled Document

Universidade é a única instituição catarinense inserida no consórcio Sthem Brasil, filiado à Harvard (Foto: Mayra Lima)

Quando se fala em sala de aula, logo surge a imagem daquele modelo tradicional: Um quadro, Professor à frente e alunos enfileirados, em silêncio, apenas prestando atenção. Dentro desse contexto, as metodologias ativas nascem como uma proposta para inovar o processo de ensinar e aprender. Elas buscam a participação ativa dos alunos, transformando os estudantes em protagonistas durante as aulas.

“Por meio dessa forma de lidar com o conhecimento, acreditamos que o aluno se torna mais motivado e consequentemente um agente ativo na construção do seu próprio saber, resgatando assim a autonomia que foi reprimida, ou não desenvolvida, com a metodologia tradicional”, comenta a professora Iara Hammen, participante Núcleo Pedagógico de Metodologias da Unesc.

Para que a aprendizagem se torne significativa para o aluno, é fundamental que ele se envolva ativamente no processo. O estudante precisa ler e escrever, perguntar, discutir e solucionar problemas. “Os alunos se percebem mais autônomos nas interações, curiosos, há um aumento da auto estima. Eles desenvolvem novos valores nas relações sociais, exercitando a paciência e o respeito às diferenças dos colegas, pois trabalham muito em grupos”, explica Iara.

Para uma nova geração, um novo método

O perfil do aluno de hoje mudou, as novas gerações são mais ativas e totalmente envolvidas com a tecnologia.  De acordo com a professora Iara, uma das formas de alcançar esses alunos é inserir recursos tecnológicos na metodologia de aprendizagem. “A evolução tecnológica está aí, não tem mais como não utilizá-la. É a ferramenta mais rápida na busca de informações. Hoje, os alunos têm uma forma diferente de ver o mundo e de se posicionar diante dele. A adoção das tecnologias facilita o processo de construção do conhecimento deles”, afirma.

Ela comenta ainda que o futuro da educação no século XXI prevê mudanças significativas na organização e função das instituições, muitas delas exigindo uma mudança de postura tanto por parte dos alunos como dos Professores. “A educação deverá estar direcionada para a prática da solução de problemas, estímulo à criatividade e capacitação do indivíduo para aprendizagem ao longo da vida”, conta Iara.

Metodologias Ativas na Unesc

O movimento das metodologias ativas iniciou na Unesc por meio do consórcio Sthem, programa realizado pelo acordo de Cooperação Universitária firmado com a Liceu Coração de Jesus e o Unisal (Centro Universitário Salesiano de São Paulo), com apoio do Laspau (Programa Acadêmico e Profissional para as Américas), afiliado à Universidade de Harvard. Foi quando os professores começaram a participar das formações sobre metodologias ativas e multiplicar para outros Docentes da Universidade. A Unesc é a única instituição de Santa Catarina que está inserida neste convênio.

Desde então, a Universidade constituiu o Núcleo Pedagógico de Metodologias de Aprendizagem, que tem o objetivo de estudar essas metodologias e promover formação para os professores da Unesc. “O grupo é constituído de onze docentes das quatro Unidades Acadêmicas da Universidade. Eles se encontram semanalmente para realizar as atividades solicitadas pelo consórcio, estudar, planejar formações, entre outras atividades”, comenta a coordenadora do Núcleo, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias.

Segundo Bianca os professores têm se envolvido intensamente com as metodologias ativas. “Elas trazem um novo olhar no sentido de sistematização das atividades, gerando grandes atributos à educação. Esse é um dos principais objetivos da Unesc, possibilitar ao Docente a oportunidade de formação sempre com o foco na melhoria do ensino, e as metodologias ativas são mais uma possibilidade de alcançar tal objetivo”, ressalta

Fonte: Setor de Comunicação Integrada - Unesc