Unicamp abre inscrições para pedido de isenção de taxa no vestibular 2015

22/04/2014 - 09:01h

Candidatos realizam prova da segunda fase do vestibular da Unicamp, em Campinas (Foto: Fernando Pacífico / G1 Campinas)
Candidatos realizam prova da 2ª fase do Vestibular
da Unicamp 2014 (Foto: Fernando Pacífico / G1)

A Comissão Permanente para os Vestibulares  (Comvest) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) recebe a partir desta terça-feira (22) os pedidos de isenção da taxa de inscrição do vestibular para o próximo ano. As solicitações devem ser feitas até 30 de maio, exclusivamente pela internet. Além do cadastro no site, o candidato deve enviar a documentação necessária (descrita no edital), pelo correio, no mesmo prazo. A falta de qualquer documento e o envio após o data excluem o candidato do processo. Computadores com acesso à intenet também serão disponibilizados no prédio da Comvest.

.As isenções da taxa do Vestibular da Unicamp 2015 serão oferecidas em três modalidades: 1 - para candidatos provenientes de família de baixa renda (renda líquida máxima de R$ 820 por morador do domicílio); 2 - funcionários da Unicamp/Funcamp; 3 - para aqueles que se candidatarem aos cursos de licenciatura em período noturno (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia).

O programa oferece 6.640 isenções na modalidade 1, cem na modalidade 2 e um número ilimitado de isenções na modalidade 3. Todos os candidatos devem ter cursado da 5ª a 8ª série (ou 6º ao 9º ano) do ensino fundamental e o ensino médio integralmente em instituições da rede pública de educação, ser residente e domiciliado no estado de São Paulo e já ter concluído ou concluir em 2014 o ensino médio.

A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 8 de agosto. A partir desta data, os selecionados serão informados sobre o resultado das solicitações exclusivamente pela internet. Segundo a comissão responsável pelo processo, os contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2015.

Após a divulgação oficial dos resultados das solicitações de isenção, os estudantes devem fazer a inscrição no vestibular, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest. Para efetuar a inscrição no vestibular, os candidatos isentos deverão utilizar um formulário específico. O calendário completo com as datas de inscrição e provas do Vestibular Unicamp 2015 ainda não foi divulgado, mas segundo a Comvest, o material será liberado "em breve" no site www.comvest.unicamp.br.

Isenções na edição 2014
No vestibular deste ano, 4.002 candidatos que pediram a isenção e preencheram os requisitos necessários para receber o benefício foram isentos de pagar a taxa de inscrição. A Comvest recebeu 5.407 pedidos. O Programa de Isenção do Vestibular Unicamp é parte do Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), que prevê que estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública brasileira recebam 60 pontos a mais na nota final da segunda fase.

Candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que tenham cursado o ensino médio em escolas públicas também têm, além dos 60 pontos adicionais, mais 20 pontos acrescidos à nota final. A participação no Paais é opcional e deve ser indicada no formulário de inscrição.