Unicamp não terá mais lista de livros integrada com a Fuvest

30/04/2014 - 18:01h

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgou nesta quarta-feira (30) a lista de livros para os vestibulares a partir de 2016. A novidade é que a instituição apresentará um programa próprio de leituras. Há oito vestibulares a lista de obras era unificada com a da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).

A renovação das obras que compõem a lista será sempre parcial, e deve acontecer anualmente. Para o vestibular 2015, que ocorre ainda este ano, a lista unificada com a Fuvest está mantida -- os livros são os mesmos do vestibular 2013 e 2014.

A lista própria será composta de obras de diferentes gêneros e extensões, podendo incluir romances, coletâneas de poemas e peças teatrais, mas também textos curtos, como contos, crônicas, peças de oratória ou de crítica.

Em nota, a assessoria da Unicamp afirma ainda que, além dos autores consagrados, a seleção contemplará a produção literária mais recente e incluirá autores africanos de língua portuguesa.

Confira a seguir lista de obras para os vestibulares da Unicamp, a partir de 2016. Ela conta com doze indicações ao invés de nove, como acontecia nos anos anteriores. Seis obras da lista atual foram mantidas.

Poesia:
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo.
Luís de Camões, Sonetos.

Contos:
Clarice Lispector, "Amor", do livro Laços de Família.
Guimarães Rosa, "A hora e a vez de Augusto Matraga", do livro Sagarana.
Monteiro Lobato, "Negrinha", do livro Negrinha.

Teatro:
Osman Lins, Lisbela e o prisioneiro.

Romance:
Almeida Garret, Viagens na Minha Terra.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
Jorge Amado, Capitães da Areia.
José de Alencar, Til.
Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Mia Couto, Terra Sonâmbula.

Os sonetos selecionados de Camões poderão ser disponibilizados em arquivo do tipo PDF na página da Comvest

AVISO: Os dados da agenda são fornecidos pelas Universidades. Recomenda-se confirmar as datas nos sites oficiais para prevernir-se de alterações não informadas ao UOL

Fonte: Uol