Unicamp reúne 50 mil e recebe alunos de nove estados no 'Portas Abertas'

30/08/2014 - 16:01h

Evento da Unicamp recebeu 50 mil visitantes em Campinas, SP (Foto: Antoninho Perri / Ascom / Unicamp)
Evento da Unicamp recebeu 50 mil visitantes em Campinas  (Foto: Antoninho Perri / Ascom Unicamp)

Pelo menos 50 mil visitantes passaram pelo campus de Campinas (SP) da Unicamp, neste sábado (30), durante evento realizado para orientação à escolha profissional. Segundo a assessoria da universidade, a edição 2014 do "Unicamp de Portas Abertas (UPA)" recebeu inscrições de 42 mil estudantes e também contou com as presenças de familiares dos jovens, além de 2 mil alunos e funcionários da instituição que foram mobilizados para a recepção.

A Unicamp informou que os estudantes estão matriculados em 654 escolas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Tocantins e Rio de Janeiro. No ano passado, o evento registrou público de 42 mil visitantes, de 639 escolas.

Segundo a universidade, pelo menos 570 ônibus, 50 microônibus e 40 vans levaram parte do público ao campus localizado no distrito de Barão Geraldo. A UPA foi criada em 2003. Responsável por 10% da pesquisa acadêmica no Brasil, a Unicamp tem 18,3 mil alunos em 70 cursos de graduação, além de 16,1 mil em 156 opções de pós-graduação.

Materiais
A UPA 2014 manteve o slogan usado na edição anterior, "Compartilhando saberes". Além de mostrar ações desenvolvidas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, a universidade também ampliou a programação cultural.

Uma revista eletrônica foi criada para mostrar aos estudantes como é o funcionamento da Unicamp e informar sobre os programas oferecidos  para ingresso na instituição, bem como os programas de fomento à pesquisa.

Evento da Unicamp recebeu 50 mil visitantes em Campinas (Foto: Antoninho Perri / Ascom Unicamp)