Unicentro pode fechar ainda em fevereiro, diz reitor da instituição

20/02/2015 - 14:01h

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na região central do Paraná, pode fechar ainda em fevereiro. A informação é do reitor da instituição, Aldo Nelson Bona. De acordo com ele, a verba de custeio de R$ 13 milhões, repassada anualmente pelo governo estadual e que paga várias despesas da universidade, foi cancelada.

A quantia é utilizada para pagar, por exemplo, funcionários terceirizados, estagiários e materiais que são utilizados diariamente na universidade.

Hoje, nós temos em torno de 350 estagiários e mais 200 funcionários contratados por empresas terceirizadas. Sem a verba de custeio, a universidade não tem condições de pagá-los. Sem o dinheiro, não conseguimos comprar também materiais para os laboratórios ou para a limpeza da instituição, explica.

Segundo a Secretaria da Fazenda do Paraná, não há a possibilidade de garantir os R$ 124 milhões para as despesas da Unicentro e das outras Universidades do estado, apesar da quantia ter sido aprovada na Lei Orçamentária Anual. Além da Unicentro, outras três instituições correm o risco de fechar. Para a secretaria, a única solução para o problema seria a aprovação dos projetos de ajuste fiscal, o pacotaço.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná informou que está tentando resolver a situação da verba de custeio. Ainda nesta sexta-feira (20), segundo a secretaria, deve ser passado um posicionamento para as universidades.