UNIFESO: estagiários do NPJ em atividades práticas de Direito

11/11/2014 - 07:38h

Durante os meses de setembro e outubro, os estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) se depararam com casos práticos e ficaram mais próximos da realidade da futura profissão através de diversas atividades promovidas pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Ele vivenciaram diferentes cenários e problemáticas participando das visitas guiadas do Estágio obrigatório, referentes às áreas de família, cível, criminal e trabalhista.

No dia 29 de setembro os estudantes conheceram o ambiente virtual do processo eletrônico, no próprio NPJ, quando tiveram contato com as ferramentas necessárias para utilizar os ambientes de tramitação processual eletrônica do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e da Justiça Federal, em uma atividade da área cível. A Vara da Infância, Juventude e Idoso de Teresópolis foi o cenário escolhido para a área de família. No encontro realizado no dia 23 de outubro, os estagiários receberam conhecimentos de atividades práticas relacionadas ao Direito de Família através de palestras proferidas pelos funcionários daquela Vara.

Para o aprofundamento na área criminal, a visita foi na 110a Delegacia, no dia 14 de outubro. “Considerando a atual implementação da Delegacia Policial Legal no município de Teresópolis, cujo funcionamento administrativo, no que se refere à investigação criminal, difere da antiga administração da delegacia convencional, a visita orientada visa transmitir aos estagiários como se processam as investigações criminais nesta nova unidade policial”, justificou a professora Lygia Pombo, supervisora do NPJ. Neste dia os estudantes foram recebidos pelo advogado Marcos Antonio da Silva, delegado de polícia e Professor universitário. “Acho de muita valia este entrosamento entre estudantes e parabenizo o UNIFESO por esta iniciativa”, apontou. Foi através de um curso ministrado por ele que o estudante Marco Aurélio Barbosa, do sétimo período, decidiu entrar para o curso de Direito. “Meu foco é prestar concurso para a Polícia Civil, esse é um sonho que não tenho palavras para descrever, muito importante para mim”, confessou o estudante, que acompanhou entusiasmado a visita à DP.

Já as visitas orientadas dos estudantes da área trabalhista ocorreram nos sindicatos de Teresópolis. De acordo com a professora Ana Lúcia Torres, “a atividade teve o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos estagiários sobre o Direito Coletivo do Trabalho, com ênfase na organização sindical”. Divididos em grupos, os estudantes estiveram no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Servidores da Saúde de Teresópolis e Três Rios, em 13 de outubro; no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Construção do Mobiliário de Teresópolis, em 14 de outubro; no Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharia de Teresópolis, em 22 de outubro; e no Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários e Conexos de Teresópolis, em 23 de outubro. Nestes locais os estagiários entrevistaram os representantes dos sindicatos e obtiveram informações como a data de criação dos mesmos, abrangência territorial, realização de assembleias, participação efetiva dos membros da categoria nas decisões sindicais, propositura de dissídios coletivos, realização de greves, entre outras propostas. Na visita ao Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharia de Teresópolis o presidente da organização, Judas Tadeu Florencio da Cruz, respondeu às diversas questões dos estudantes e falou sobre os tramites para a regularização do sindicato junto ao Ministério do Trabalho. “O sindicato tem um papel muito importante na vida do trabalhados e é importante que todos saibam quais são o nosso papel e as nossas lutas”, frisou.

Fonte: Unifeso