IFOOD DELIVERY
Ser Universitario
 
STONE

UNIFESO participa do I Encontro Científico do Parque do Desengano

03/09/2015 - 08:18h

Untitled Document

Os estudantes Bruno Felipe Costa Siqueira, Maria Cecília Costa Ferreira e Wagner Nazário, do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), participaram do primeiro encontro científico do Parque Estadual do Desengano, promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) por meio da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas (DIBAP) que aconteceu em Santa Maria Madalena (RJ), em junho. 

O trabalho “Desafio do combate aos incêndios florestais em unidades de conservação no estado do Rio de Janeiro”, desenvolvido por eles, foi um dos dez selecionados para apresentação de um total de 95 trabalhos inscritos para o evento. A pesquisa avaliou a ação de 14 unidades de conservação do estado do Rio de Janeiro na prevenção e combate aos incêndios florestais e os impactos sobre a fauna e flora do estado Rio de Janeiro. Os resultados obtidos serão publicados online na edição do primeiro semestre de 2016 da Revista da Floresta e Ambiente (www.floram.org). 

O trabalho abordou a eficiência no combate aos incêndios florestais dentro do plano de manejo ou demandas da gestão adotada por cada unidade, considerando a disponibilidade de equipamentos, recursos de pessoal, estratégias de educação ambiental e ainda o tamanho da área atingida, relacionando possíveis áreas para acidentes de classes de maior ou menor gravidade. “A pesquisa pode auxiliar na elaboração de estratégias para a prevenção e mitigação dos impactos que diversas unidades de conservação têm sofrido todos os anos, com danos incalculáveis à flora e fauna, e que poderiam ser sanados com ações simples de prevenção inclusas no plano gestor das unidades como ações para a educação ambiental da comunidade do entorno da unidade e seus usuários”, explicou o estudante Wagner Nazário.


Fonte: Unifeso

STONE EMPREENDEDOR

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias