UNIFESO promove I Ciclo de Debates para implementação de Grupos de Pesquisa

24/09/2015 - 07:28h

No dia 19 de setembro aconteceu o I Ciclo de Debates para Implementação de Grupos de Pesquisa no Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), “uma primeira ação no sentido de sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância de grupos de pesquisa, estratégia vinculada ao aperfeiçoamento do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE)”, destacou a professora Edenise Antas, Diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

A diretora abriu o encontro enfatizando a reorganização das atividades de pesquisa, inovação e tecnologia na perspectiva de ampliar a produção e a publicação científica na Instituição. Segundo ela, outra importante e recente ação foi o envio de uma solicitação ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para a abertura de grupos de pesquisa do UNIFESO, “uma iniciativa relevante no sentido de dar visibilidade aos pesquisadores da nossa Instituição”. Ainda de acordo com a professora Edenise, o objetivo é dar continuidade aos encontros do ciclo de debates, discutindo com a comunidade acadêmica a definição de critérios para a constituição dos grupos de pesquisa, avançando e aprofundando um caminho de estruturação da pesquisa já iniciado na Instituição.

O Professor Renato Almeida, coordenador de Pesquisa da Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE), ministrou palestra sobre “Pesquisa no UNIFESO - Onde estamos e onde queremos chegar”, seguida de um debate com os pesquisadores da Instituição. Para ele, este foi um passo inicial para a aproximação dos diferentes grupos de pesquisa inseridos no UNIFESO. “A iniciativa teve como objetivo divulgar as estratégias institucionais de pesquisa a curto e médio prazo, garantindo ainda espaço para debate entre os Docentes envolvidos diretamente com pesquisa científica. Neste sentido, outros ciclos de debates se fazem necessários para esgotamento das questões levantadas pelo público presente. Em breve estaremos divulgando o próximo evento com temática semelhante à proposta para este primeiro evento”, adiantou.

Fonte: Unifeso