UNIFESO realiza abertura do curso de qualificação de preceptores

16/05/2016 - 13:32h

UNIFESO realiza abertura do curso de qualificação de preceptores

Aconteceu no dia 30 de abril o encontro presencial de abertura do curso de extensão na modalidade de ensino a distância (EAD) “Preceptoria na Formação em Saúde”, do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). O evento reuniu preceptores dos diversos setores de atendimento hospitalar e ambulatorial com o corpo pedagógico do curso, que se propõe a desenvolver a formação dos profissionais responsáveis por orientar o aprendizado prático de estudantes da área da Saúde nesta atividade pedagógica fundamental ao ensino.

O evento contou com a dramatização “Ser preceptor: motivações e desconfortos”, realizada pelo grupo Saúde em Cena, e com a conferência “O exercício da preceptoria em questão”, ministrada pela Profa. Dra. Maria Paula Cerqueira.

“Hoje é um dia muito especial, desejo que todos possam contar comigo. A ideia do curso é reunir vocês para construir uma identidade para os Professores refletirem sobre as práticas nesse importante cenário, enquanto o outro já está exercendo a profissão enquanto aprende”, destacou a professora Mariana Arcuri, diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) do UNIFESO.

A professora Edenise Antas, diretora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, também conversou com o grupo, enfatizando o grande valor da busca pelo aprimoramento profissional. “É importante que nos encontremos para dividir conhecimento e trocar experiências porque precisamos ter uma atitude com capacidade propositiva. É preciso ter coragem para reconhecer que o outro pode nos ensinar. O encontro das pessoas a partir de um projeto comum pode criar uma sinergia para promover mudanças. Nós, educadores, temos um papel muito importante e este curso representa um esforço, um posicionamento em relação ao projeto de sociedade que queremos”, disse a diretora.

O Professor Manoel Pombo, coordenador do curso de Medicina, lembrou que o UNIFESO privilegia a qualificação através de atividades práticas na formação dos alunos. “Toda essa movimentação surgiu a partir de uma constatação de que o cenário de prática é o mais rico em aprendizado para todo e qualquer estudante, é onde ele realmente fixa o seu conhecimento. Eu posso dar a aula mais magnífica e aquilo pode entrar e sair pelo ouvido do estudante. Só que para isso funcionar, é preciso que o professor que está lá no cenário de prática se sinta um elemento participante do processo de aprendizagem do aluno. Ele é um dos elementos mais importantes do curso. Queremos que este espaço seja ainda melhor do que já é”, afirmou o coordenador.

Fonte: Unifeso