UNITAU terá novo mestrado de Engenharia Mecânica

16/01/2015 - 08:51h

Curso foi um dos sete aprovados pelo MEC no Brasil

A Capes, órgão do Ministério Da Educação ao qual estão ligados os cursos de pós-graduação, aprovou a abertura de um novo mestrado na UNITAU, o Mestrado Acadêmico em Engenharia Mecânica.

A autorização para o funcionamento do curso foi dada no último dia 08. Na ocasião, apenas sete cursos de todo o país receberam o aval da Capes para entrar em funcionamento, o que evidencia a alta exigência que o MEC tem para permitir a abertura de um curso desta natureza.

Atualmente, a Universidade de Taubaté já conta com um mestrado em Engenharia Mecânica, porém profissionalizante. O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dr. Francisco José Grandinetti, explica que o novo curso tem foco na formação de Docentes e no incentivo à pesquisa.

“O mestrado profissionalizante é bastante ligado à indústria, ao mercado. Ele tem como característica resolver problemas ou melhorar processos industriais, diferente do acadêmico, que tem foco na pesquisa”, disse ele.

Além de uma nova opção para os interessados em ampliar os estudos na área, o mestrado acadêmico será uma forma de fortalecer ainda mais a pesquisa na Universidade.

O Pró-reitor comenta que a criação do curso foi justamente projetada neste sentido. “Será um avanço na área de pesquisa, a nossa proposta é que a UNITAU seja um polo de ciência e tecnologia na área.”

O fortalecimento dos mestrados e doutorados (cursos stricto-sensu) amplia ainda as oportunidades de participação da UNITAU, de seus alunos e de seus Professores em programas de fomento, que, por vezes, garantem benefícios, entre eles bolsas de estudos.

A expectativa é de que as inscrições para o curso sejam abertas em março. O mestrado terá duração de 24 meses, com aulas durante a semana. Os alunos poderão ter acesso a bolsas de até 80%.

Mais informações sobre esse e os outros cursos de pós-graduação estão disponíveis no www.unitau.br, no (12) 3625-4151 ou nosecpos@prppg.unitau.br.

Fonte: Unitau