Univap assina acordo de cooperação com Hospital Sírio Libanês

06/10/2014 - 11:09h

O acordo promoverá o treinamento e formação em metodologias ativas de aprendizado do corpo Docente e graduandos da Instituição

São José dos Campos – A Universidade do Vale do Paraíba (Univap) em virtude do processo de licitação do curso de medicina, no qual a Instituição concorre,  firmou parceria educacional com o Hospital Sírio Libanês visando  não só a garantia de excelência do processo de formação permanente do corpo discente e docente como também o apoio à pesquisa aplicada ao SUS.

“Essa parceria permitirá a união de ensino de qualidade ao atendimento de excelência, nacionalmente reconhecido”, revela a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Profª. Drª. Emilia Angela Lo Schiavo Arisawa.

A associação também promoverá o treinamento e formação em metodologias ativas de aprendizado do corpo docente da Univap. Além disso, o benefício permitirá a formação crítica, reflexiva e de resultados, voltada para a atenção básica em saúde. “Alunos e Docentes desenvolverão os componentes curriculares de maneira interligada, com profundidade crescente ao longo de sua formação profissional”, complementa a professora doutora.

Ainda de acordo com a diretora da Faculdade de Saúde e Ciências da Univap, não só os alunos e o corpo docente serão agraciados com essa aliança, mas também toda a comunidade, já que as novas diretrizes curriculares para os cursos de medicina têm como base a atuação dos graduandos nas Unidades Básicas em Saúde. “Isso consentirá não só a melhoria da saúde na coletividade como também o direcionamento correto dos casos que realmente necessitam de atendimento especializado ou hospitalar”, afirmou Profª. Drª. Emilia.

Ampliação

Inicialmente o acordo contemplará o curso de medicina, contudo poderá ser ampliado para os demais cursos da saúde. “Além disso, o treinamento dos docentes em novas metodologias de ensino podem ser multiplicados aos cursos de outras áreas, com ganhos expressivos na autonomia do graduando na busca por conhecimento.”, disse Lo Schiavo Ariwasa.

Sobre a Univap

Fundada em 1992, a Univap -Universidade do Vale do Paraíba, é uma das maiores e mais importantes Universidades da região, contando com um total de três Campi nas cidades de São José dos Campos e Campos do Jordão.

Ao todo são oferecidos 36 cursos de graduação, divididos em cinco faculdades, com uma equipe de docentes composta por 80% de doutores e Mestres.

O Campus Urbanova, principal sede da Univap, com 266.794 m² de área construída, possui oito prédios que abrigam as faculdades, a reitoria, o parque Tecnológico e o Instituto de Pesquisa..

Fonte: Univap