Univap oferece atendimento nutricional gratuito para a comunidade

24/04/2015 - 09:06h

Untitled Document

Em 2014 a Universidade realizou 535 consultas gratuitas e reuniu mais de 600 pessoas nas Oficinas de Nutrição

São José dos Campos, 24 de abril de 2015 - Como parte das atividades de Estágio curricular obrigatório dos alunos do último ano do Curso de Nutrição da Univap, da Faculdade de Ciências da Saúde (Universidade do Vale do Paraíba), são realizados atendimentos nutricionais e oficinas de nutrição gratuitos para a comunidade joseense.

As consultas são individuais e acontecem todas as segundas, quartas e quintas-feiras pela manhã. Coordenados por Professores do curso de Nutrição, os alunos realizam um atendimento completo aos moradores de São José dos Campos e adjacências.

Em 2014, o Ambulatório de Nutrição do Centro de Práticas Supervisionadas da Univap realizou 535 consultas gratuitas. O agendamento pode ser feito pelo telefone (12) 3947-1086, no período matutino.

Para complementar as consultas, as Oficinas de Nutrição são workshops que visam incentivar práticas alimentares saudáveis e motivar a mudança de hábitos, exercitando a autonomia e autocuidado dos participantes. Entre os assuntos debatidos estão a higienização de frutas, legumes e verduras, intolerância a lactose, alimentos funcionais, ervas aromáticas e condimentos, lanches saudáveis e águas aromatizadas, entre outros.

Ao longo de 2014 foram realizadas 23 oficinas, que reuniram cerca de 630 pessoas. Para este ano, as expectativas são ainda maiores, indica a professora Cláudia Soar. “Percebemos a cada edição uma procura e participação maior do público. Essa atividade tem proporcionado benefícios tanto aos participantes quanto para os alunos. O objetivo é que os números dupliquem neste ano para que possamos contribuir ainda mais para a segurança alimentar e nutricional do município”, conta.

As oficinas acontecem todas as sextas-feiras, às 9h, na Residência Experimental, no Bloco 7, ou no hall do Centro de Práticas Supervisionadas da Univap. Às 10h30, a atividade é reprisada no hall da Clínica de Odontologia, no Bloco 4. Além disso, a universidade possui também parceria com a Rede Municipal de Saúde e a partir do final de abril passará a oferecer estas oficinas nas Unidades Básicas de Saúde de São José dos Campos

Estes workshops duram cerca de 20 minutos e em seguida os participantes podem degustar os alimentos apresentados e tirar dúvidas.

Para a formação do nutricionista em saúde pública é fundamental a habilidade de ‘educar’ e as oficinas permitem que isso aconteça de forma prática e clara”, destaca a professora.

Fonte: alamedacomunicacao.com.br