Univap oferece tratamento fisioterapêutico gratuito para mulheres que passaram por cirurgia de mastectomia

04/03/2015 - 10:18h

Untitled Document

Tratamento ajuda na recuperação dos movimentos dos braços, no alívio das dores e na prevenção de distúrbios linfáticos

A equipe de Fisioterapia da Univap (Universidade do Vale do Paraíba) inicia esta semana as triagens de mulheres voluntárias para sessões de reabilitação pós-câncer de mama.

O tratamento é gratuito e destinado para mulheres que realizaram mastectomia total ou parcial. O projeto de pesquisa é aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP -  nº 07694812.7.0000.5501) tem o objetivo de avaliar a dor e o linfedema secundário ao câncer de mama, assim como outros aspectos clínicos.

No caso do câncer de mama, o grande problema é o esvaziamento ganglionar, ou seja, a retirada dos gânglios linfáticos existentes na axila. Isso dificulta na movimentação do braço, principalmente nos movimentos de abertura lateral. O tratamento auxilia na recuperação e na prevenção dos distúrbios linfáticos.

O estudo é de responsabilidade dos pesquisadores Profa. Ma. Izabela Mendes e do Prof. Dr. Mario Oliveira Lima, ambos Professores da Faculdade de Ciências e Saúde da Univap.

Segundo eles, o protocolo de atendimento na reabilitação inclui a realização de dez sessões utilizando as tecnologias disponíveis no curso de Fisioterapia e no Laboratório de Engenharia de Reabilitação Sensório Motora (LERSM).

Os cadastros das pacientes voluntárias para o tratamento e informações sobre a reabilitação podem ser obtidos pelo telefone (12) 3947.1087

Fonte: Alameda Comunicação