Universidade recusa US$ 3 milhões doados por magnata banido da NBA

30/04/2014 - 15:01h

A Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) divulgou nota informando que vai recusar a doação no valor total de US$ 3 milhões feita pelo empresário Donald Sterling, proprietário do Los Angeles Clippers, à instituição. Sterling foi banido para sempre da NBA devido a comentários racistas (veja no vídeo ao lado).

Na nota, a UCLA informa que "comentários nocivos do Sr. Sterling demonstram que ele não compartilha os valores fundamentais da UCLA como uma universidade pública que promove a diversidade, inclusão e respeito. Por essas razões, UCLA decidiu devolver o pagamento inicial do Sr. Sterling de US$ 425 mil e rejeitar o resto de uma promessa de US$ 3 milhões que ele fez recentemente para apoiar a pesquisa básica nos rins pela Divisão de UCLA de Nefrologia".

A universidade disse ainda que um anúncio publicado no último domingo no jornal "Los Angeles Times" agradecendo a doação foi feito pelo próprio Sterling, e não pela UCLA.

Comentários racistas
Em conversa telefônica, Sterling reclamou do fato da namorada ter postado em uma rede social uma foto ao lado do ex-astro Magic Johnson, além de pedir para que ela não traga mais negros aos jogos da equipe.

"Os pontos de vista expressados por Sterling são profundamente ofensivos e prejudiciais", declarou Silver, referindo-se a declarações do dirigente.

Com a punição, Sterling, de 80 anos, não pode mais assistir a nenhum jogo ou evento da NBA, nem aparecer em nenhuma instalação do Clippers ou participar de decisões sobre o clube. Ele também foi condenado a pagar US$ 2,5 milhões, a maior multa prevista no estatuto da NBA.

Silver também pediu para que os donos de outras equipes exerçam sua autoridade para forçar Sterling a vender a franquia do Clippers. Pelo estatuto da liga americana, ele será forçado a se desfazer da equipe se houver um acordo entre 75% dos donos das demais franquias.

De acordo com a revista Forbes, o Los Angeles Clippers está avaliado em US$ 575 milhões. Empresário do setor imobiliário, Sterling comprou a franquia em 1981 por apenas US$ 12 milhões.

Time perde patrocinios

Torcedora exibe cartaz pedindo para que Sterling venda suas ações do Los Angeles Clippers (Foto: AP)

Várias empresas decidiram retirar seus patrocínios ao Los Angeles Clippers devido aos comentários racistas atribuídos ao proprietário da franquia.

A concessionária de automóveis CarMax reincidiu seu contrato de patrocínio com a equipe californiana e considerou as declarações de Sterling 'completamente inaceitáveis'.

"Estes pontos de vista entram em conflito direto com a cultura da CarMax e o respeito que temos por todas as pessoas", disse a empresa em um comunicado.

A seguradora State Farm também informou à ESPN que iria avaliar a situação e que, no momento, colocava o acordo de patrocínio 'em pausa'.

"A State Farm apoia com firmeza e respeita a diversidade e a inclusão. Os comentários atribuídos ao dono dos Clippers são ofensivos, vamos fazer uma pausa na nossa relação com esta organização", afirmou a empresa em um comunicado.

Já um porta-voz da empresa aérea Virgin America revelou a intenção de se desvincular dos Clippers ao site TMZ.