Uso de óculos tem relação com a inteligência?

28/07/2014 - 08:26h

Pesquisa explica estereótipo do culto de óculo e liga escolaridade a miopia

Nicholas Bakalar
Do The New York Times

Estudar em excesso pode prejudicar sua visão? Talvez. Um estudo alemão descobriu que quanto maior for o nível de escolaridade de uma pessoa maior a probabilidade de ela ser míope.

Os pesquisadores realizaram exames oftalmológicos e físicos em 4.685 pessoas de 35 a 74 anos. Aproximadamente 38% dos participantes eram míopes.

A porcentagem de alunos míopes entre os que terminaram os três níveis da escola secundária alemã variou de acordo com o tempo de estudo: dos que terminaram em 13 anos, aproximadamente 60,3% tinham o problema -- em comparação, o índice ficou em 41,6% dos que estudaram por 10 anos, 27,2 dos que estudaram por nove anos e 26,9% dos que não chegaram a terminar seus estudos.

A porcentagem de míopes também foi maior entre os graduados do que entre os que realizaram Cursos Profissionalizantes ou não receberam treinamento profissional. O estudo foi publicado online no periódico "Ophthalmology".

A associação permaneceu após serem considerados os fatores idade, sexo e diversas variações nas sequências de DNA conhecidas pela associação com a miopia.

"O efeito das variações genéticas sobre a miopia foi bem menor que o efeito do nível de escolaridade", afirmou a dra. Alireza Mirshahi, oftalmologista do Centro Médico da Universidade de Mainz. "Costumávamos pensar que a miopia fosse determinada por fatores genéticos. Esse estudo é uma prova de que os fatores ambientais exercem um efeito bem maior do que se pensava."

Fonte: Uol