USP fecha acordo em ciências humanas com universidade árabe

13/08/2014 - 19:01h

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP fechou um acordo com a universidade palestina Al-Quds, em Jerusalém, para possibilitar o Intercâmbio de Professores e alunos de graduação e de pós-graduação entre as duas instituições.

Al-Quds é o nome árabe para a cidade de Jerusalém.

Segundo Arlene Clemesha, professora de história árabe e diretora do Centro de Estudos Árabes da USP, o acordo mostra o reconhecimento da Al-Quds como um centro de pesquisas relevantes na área de ciências humanas.

Responsável pelo acordo, a professora diz que as tratativas do acordo começaram há cerca de um ano e meio e que os intercâmbios podem começar já no primeiro semestre do próximo ano.

O único porém, diz ela, é a greve na USP, que talvez possa atrasar um pouco o andamento de candidaturas.

Segundo Clemesha, um dos objetivos do acordo é ver como a história árabe é ensinada em escolas árabes.

Apesar de pública, a Al-Quds é uma universidade paga. A USP tem algumas bolsas para brasileiros irem para lá e também pode oferecer incentivos para a vinda de estudantes e professores árabes para o Brasil.

O Itamaraty também tem um programa que oferece bolsas para estudos em países pobres.

Para a professora Clemesha, o acordo ajuda a estender parcerias e a tirar a Palestina do isolamento. "É muito importante esse reconhecimento pelo Brasil e por outros países", afirma.

Fonte: Uol