USP oficializa proibição de álcool e grandes festas em áreas da instituição

27/08/2015 - 16:01h

Guarda da Cidade Universitária da USP tem um efetivo de 55 pessoas na área operacional (Foto: Divulgação/Marcos Santos/USP Imagens)
Resolução regulamenta eventos festivos no espaço da USP (Foto: Divulgação/Marcos Santos/USP Imagens)

O consumo de bebidas alcóolicas está oficialmente proibido em festas no campus da capital da Universidade de São Paulo (USP). A determinação faz parte de uma resolução da reitoria, publicada nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial do Estado (DOE), que estabalece diversas regras e protocolos a serem seguidos para realização de festas no espaço da instituição.

Além da proibição da compra e venda de álcool, o documento assinado pelo gabinete do reitor também restringe o tamanho e o cunho das festas no local.

A partir de agora, apenas eventos compatíveis com a "vida universitária" e com a "dimensão do local físico" serão autorizados pela Prefeitura do Campus.

Polícia encontra corpo de estudante na raia olímpica da USP - GNews (Foto: Reprodução/GloboNews)
Jovem foi encontrado morto na raia olímpica da
USP após festa (Foto: Reprodução/TVGlobo)

As medidas já havia sido aprovadas pelo Conselho Gestor da USP no final do ano passado, mas só agora entrarão em vigor oficialmente.

A decisão de fechar o cerco para as festividades na instituição foi tomada em meio a críticas à falta de fiscalização dos eventos realizados no local. Em setembro de 2014, o estudante Victor Hugo Santos, foi encontrado morto na raia olímpica da universidade após uma festa na instituição.

A resolução publicada nesta quinta-feira ainda estabelece que apenas pessoas com vínculo formal com a USP poderão promover eventos no campus. As festas em hipótese alguma poderão comprometer o bom andamento de outras atividades essenciais à universidade. Após a utilização, o espaço deverá ser entregue limpo, sem lixo, móveis, equipamentos ou qualquer outro objeto que a ele não pertença.

Entre outras regras, a reitoria da USP também determinou que apenas solicitações de evento enviadas com pelo menos 45 dias de antecedência à data da festividade serão analisadas. A solicitação deve conter um detalhamento completo, com data, local, público esperado e horário de início e fim das atividades. O pedido ainda deve apresentar uma justificativa para ocorrer nas dependências do câmpus.

O novo regulamento deverá ser seguido à risca, de acordo com a USP. Caso algum organizador descumpra qualquer das cláusulas do regulamento ficará sujeito a "responsabilização nas esferas civil, penal e administrativa, nos termos da legislação em vigor", conforme determina a resolução.