USP quer demissão voluntária de três mil funcionários, diz sindicato

15/08/2014 - 13:01h

A Universidade de São Paulo (USP), que atravessa crise financeira, pretende cortar 3 mil funcionários por meio de projeto de demissões voluntárias. O Sindicato dos Trabalhadores da USP (Sintusp) informou que um documento foi distribuído dentro do campos com informações e possíveis soluções para melhorar a situação financeira da universidade.

A Universidade de São Paulo informou que não tem informação oficial sobre o tema.

"Este documento fala sobre algumas ações por parte da reitoria e do governo de São Paulo na tentativa de retirar a USP da crise. Mas na verdade é o desmonte da universidade", disse Neli Wada, diretora do Sintusp.

Além do plano de demissão voluntária, no documento constam outras medidas para diminuir a crise financeira, como a separação da universidade do Hospital Universitário; a destinação do centro de convenções para museus administrados pela Secretaria de Cultura; e a redução da jornada de trabalho dos professores, o que diminiuiria o salário dos Docentes.

Em nota, a Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp) disse que as medidas são "brutais" e são "nada mais nada menos que o início do desmanche da USP". A Adusp pede ainda que a reitoria "venha a público explicar-se sobre todas essas questões".

Demissão voluntária
Segundo Neli, o custo do plano de demissão voluntária giraria entorno de R$ 600 milhões. O valor seria recuperado em 20 meses com a economia dos salários dos 3 mil funcionários desligados.

"O reitor está cortando verbas, em média 30%, das unidades pra fazer caixa. Caixa pra pagar esses R$ 600 milhões", contou a diretora do sindicato. Segundo ela, os acordos começariam a ser firmados a partir de janeiro de 2015.

Alunos da USP fecham portões em protesto em São Paulo (Foto: Gabriela Biló/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Alunos da USP fecham portões em protesto em SP. (Foto: Gabriela Biló/Futura Press/Estadão Conteúdo)