Veja o que pode mudar nos rótulos de alimentos para que você faça compras mais bem informado

25/11/2013 - 05:22h

De letras maiores ao uso de cores e gráficos, muita coisa pode - e deve - mudar nos rótulos de alimentos para que você faça compras mais bem informado sobre o que realmente está levando para casa.

A caixinha do iogurte tem um morango enorme estampado, que chama sua atenção na prateleira do supermercado. O destaque colorido ainda lembra que "contém fruta de verdade". Parece natural e saudável. Mas, se você quiser confirmar essa impressão, precisa conferir as informações no verso do produto.

Nessa hora, seria muito melhor se as embalagens facilitassem a vida do consumidor. A lista de ingredientes, por exemplo, sempre está lá, mas de um jeito que pouco diz sobre a proporção de cada um deles - se o tal iogurte tiver apenas traços de morango, você dificilmente vai descobrir.

A lei da maioria dos países diz quais informações são obrigatórias, mas pouco sobre como comunicá-las. Pensando nisso, a Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), organizou um concurso para repensar os rótulos de alimentos e torná-los mais amigos do consumidor. A SUPER reuniu neste produto fictício abaixo as ideias dos vencedores e algumas que já circulam por aí. Tudo para tornar as embalagens mais transparentes.

*Aproveite! Siga o Ser Universitário no Twitter e no Facebook

Fonte: Planeta Sustentável