Vestibular da Uepa destina 30% das vagas a alunos de escolas públicas

03/07/2014 - 09:01h

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) irá destinar 30% de suas vagas nos Processos Seletivos 2015 a alunos matriculados ou que cursaram o ensino médio em escolas da rede pública localizadas no Pará. A medida também abrange os alunos matriculados ou que cursaram todas as séries do ensino médio como alunos bolsistas em escolas da rede privada no Estado. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na última quarta-feira (2).

A implantação de cotas sociais é uma medida inédita nos processos seletivos da instituição. "Somos uma universidade do estado, mantida com o dinheiro do contribuinte estadual, nada mais coerente que investirmos em ações afirmativas que possam combater a desigualdade social, e a educação tem um papel fundamental nisso", afirma o reitor, Juarez Quaresma.

A Uepa também avalia a adesão a novas modalidades de seleção, entre elas, o Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) e o Sistema De Seleção Unificada (Sisu). "Precisamos também rediscutir a forma de ingresso na instituição, sobretudo no que tange ao maior acesso a nossa Instituição. Praticamente todas as instituições públicas do estado já usam o Enem e o Sisu como forma de acesso e a Uepa não pode se fechar a essas mudanças", completou Quaresma.

Processos Seletivos
O Vestibular da Uepa é dividido entre o Programa de Ingresso Seriado (Prise) e Processo Seletivo (Prosel). A primeira modalidade é voltada aos estudantes que ainda estão cursando o ensino médio. Estes fazem uma prova por ano, ao longo de três anos, de acordo com as séries. Já os concorrentes pelo Prosel devem ter concluído o ensino médio e fazer as três etapas em apenas um ano.

Até o próximo dia 31 de julho, a Uepa tornará públicas as normas e os procedimentos para inscrição nos Processos Seletivos 2015, além de outros detalhes sobre os cursos oferecidos, o quantitativo de vagas e os turnos. As provas estão marcadas para os dias 16 e 17 de novembro e 7 de dezembro, sempre de 8h às 13h.

Na primeira etapa, os candidatos terão cinco horas para responder a 56 questões objetivas de conhecimentos gerais nas áreas de química, matemática, física, biologia, língua portuguesa, literatura brasileira e portuguesa, história e geografia.

A segunda etapa será composta por 60 questões objetivas, valendo um ponto cada, relacionadas ao conteúdo ministrado no segundo ano do ensino médio e ainda a língua estrangeira.