Vestibular e Exame de Seleção: IFMG oferta mais de mil vagas para o segundo semestre

25/05/2015 - 13:51h

Untitled Document

O Instituto Federal de Minas Gerais recebe, de 25 de maio a 29 de junho, inscrições do Vestibular e Exame de Seleção 2015/2. São oferecidas mais de mil vagas, sendo 296 para cursos técnicos, 255 para cursos superiores e 600 para cursos a distância. As ofertas estão disponíveis nos câmpus Bambuí, Betim, Congonhas, Governador Valadares, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e São João Evangelista.

Inscrições exclusivamente pela Internet, no portal www.ifmg.edu.br. A taxa para os cursos de nível superior é de R$ 70 e, para os cursos técnicos, de R$ 50. Já para as opções de ensino a distância, a inscrição é gratuita.

Provas – As provas vão ocorrer no dia 12 de julho: das 8h às 12h30 para os cursos superiores, nos câmpus Bambuí, Congonhas, Governador Valadares, Itabirito, Ouro Preto e Ribeirão das Neves; e das 14h às 18h para os cursos técnicos, nas cidades de Congonhas, Ipatinga, Ouro Preto e Ribeirão das Neves.

A seleção dos candidatos para os cursos a distância será realizada por meio de sorteio eletrônico, de caráter classificatório, no dia 1º de julho, das 17h às 21h, na Reitoria em Belo Horizonte. O evento será aberto ao público.

Isenção de taxa – O candidato que, cumulativamente, comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e tiver cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada, tem a oportunidade de solicitar o benefício da isenção da taxa de inscrição. Para participar, o interessado deverá se inscrever no período de 25 de maio a 12 de junho, de acordo com as especificações do edital.

Sisu – Para candidatar-se às vagas dos cursos superiores, o candidato tem duas possibilidades: via Sistema De Seleção Unificada (Sisu) e também pelo vestibular. No Vestibular e Exame de Seleção 2015/2 serão ofertadas 50% das vagas e no Sisu serão disponibilizadas as demais. O Sisu utilizará as notas do Enem 2014, conforme edital.

Cotas – São reservadas 50% das vagas dos cursos superiores aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e 50% das vagas de seus cursos técnicos, em todas as modalidades, aos candidatos que tenham cursado o ensino fundamental em escolas públicas. Basicamente, há três critérios de classificação dentro do sistema: o primeiro está ligado ao fato do aluno ser proveniente de escolas públicas; o segundo, relacionado à renda familiar per capita; e, o terceiro, à autodeclaração de cor.

Lista de cursos por cidade

Bambuí: curso técnico a distância em Redes de Computadores; Bacharelado em Agronomia.

Betim: cursos técnicos a distância em Análises Químicas, Informática para Internet e Mecânica.

Congonhas: cursos técnicos subsequentes em Edificações, Mecânica e Mineração; Bacharelado em Engenharia Mecânica.

Governador Valadares: curso técnico a distância em Serviços Jurídicos; Tecnologia em Gestão Ambiental, Bacharelado em Engenharia de Produção.

Itabirito: Bacharelado em Engenharia Elétrica.

Ouro Preto: cursos técnicos subsequentes em Edificações e Segurança do Trabalho; Tecnologia em Gestão da Qualidade.

Ribeirão das Neves: cursos técnicos subsequentes em Administração e Logística; Tecnologia em Processos Gerenciais.

Ouro Branco: curso técnico a distância em Administração e Soldagem.

Santa Luzia: curso técnico a distância em Desenho para Construção Civil

São João Evangelista: cursos técnicos a distância em Artesanato, Florestas e Reciclagem.

Ipatinga (nova unidade): cursos técnicos subsequentes em Mecânica e Eletrotécnica.

Os editais com informações completas estão disponíveis no portal do IFMG.

Fonte: www.ifmg.edu.br/vestibular/.