Enem Unip
Ser Universitario
 
STONE

Videoinstalação #Circulando tem abertura no dia 22/02

14/02/2014 - 13:05h

Resultado do trabalho da turma de Vídeo Arte da Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu, o projeto terá visitação aberta ao público na Lapa

No próximo dia 22 de fevereiro, sábado, a Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu (ELC) inaugura a videoinstalação #Circulando, resultado do trabalho metodológico realizado com jovens entre 12 e 16 anos, das turmas de Vídeo Arte, durante o segundo semestre de 2013. A instalação traz imagens feitas pelos próprios alunos, mostrando partes de seus corpos, de forma ampliada, além de imagens do bairro onde vivem, traduzindo no vídeo os conceitos aprendidos em sala de aula (macrocosmos e microcosmos). A visitação fica aberta ao público até o dia 28/03, na Escola Livre da Palavra, na Lapa. A entrada é gratuita.

O conceito da videoinstalação reafirma o trabalho baseado na tríade da metodologia aplicada na ELC - palavra, corpo e território como elementos de expressão da imagem e do som. Esse ideia é colocada em prática através da referência dos conceitos de microcosmo versus macrocosmo, demonstrando suas similaridades a partir de um ponto em comum: o círculo. O passeio pelo parâmetro do círculo expõe aos alunos um leque de possibilidades imagéticas para além do retângulo e do quadrado tidos como referência de forma no audiovisual, capturando as imagens através de molduras circulares e radicalizando as experimentações dentro da vídeo arte. 

#Circulando é formada por dois grandes totens circulares de madeira. No topo de cada um, através de um orifício, o público poderá ver imagens exibidas por uma TV. Essas imagens remetem a conceitos trabalhados durante o curso. Em um dos totens, as imagens se referem às diferentes partes dos corpos dos alunos, produzidas com a ajuda de uma lupa (microcosmo). No outro, as imagens são do território onde eles vivem, o bairro de Austin, produzidas com uma câmera presa num eixo giratório (macrocosmo). Feitas com uma moldura, as imagens ganham formato circular.

A videoinstalação conta ainda com uma trilha sonora original, produzida pelos músicos Maurício Galo e Matheus Topine, com mixagem e masterização da gravadora independente Pirão Discos, que também é da cidade de Nova Iguaçu.

O objetivo da mostra se entrelaça com o objetivo da Escola ao longo de seus sete anos: instigar nos jovens a necessidade e a vontade de invenção através da arte, dando a eles ferramentas para a criação de acordo com suas vivências e experiências pessoais, suas próprias linguagens e maneiras de estar na vida e no mundo. 


A Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu 

Escola Livre de Cinema é a primeira escola de audiovisual da Baixada Fluminense e funciona desde julho de 2006 na cidade de Nova Iguaçu, primeiro no bairro e Miguel Couto e, desde agosto de 2012, em Austin - bairro com menor IDH do município. 

Sua metodologia articula três conceitos - o corpo, a palavra e o território como elementos de expressão da imagem e do som, através de ações artísticas dentro e fora da sala de aula. Seu conteúdo pedagógico aponta para o domínio das técnicas e para o encorajamento estético, no sentido de estimular a criação e a produção audiovisual. 

Em 2012, com a mudança para Austin, a ELC iniciou um novo ciclo e agora conta com uma gestão colaborativa, onde fazem parte o Cineclube Buraco do Getúlio, a ONG Laboratório Cultural, o Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense e o Cineclube Mate com Angu. A gestão geral é da OSCIP Avenida Brasil Instituto de Criatividade Social, o patrocínio é da Petrobras, do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. 

Em 2014 a Oficina Audiovisual na Escola - voltada para alunos da rede pública de ensino - vem dando continuidade à investigação da linguagem da videoarte, propondo o aprofundamento desses experimentos práticos com os jovens participantes. 


Mais informações
www.escolalivredecinemani.com.br 
escolalivredecinema@gmail.com 
facebook.com/escolalivredecinema 
Tel: (21) 2763-7570


Videoinstação #Circulando

Abertura: dia 22/02, às 10h 
Visitação: de 24/02 a 28/03 (segunda a sábado), das 12h às 18h
Local: Escola Livre da Palavra 
Rua Teotônio Regadas, 26 - Lapa - RJ (rua ao lado da Sala Cecília Meirelles) 
Entrada gratuita

Siga o Emprego-YouCan no Facebook

Siga o Ser Universitário!

Integre-se            ao nosso perfil no facebookFacebook 
Nos            siga no TwitterTwitter
Participe de nossa comunidade/perfil no LinkedinLinkedin


Fonte: RPM Comunicação

Visa dia dos Pais

Compartilhe e exponha sua opinião...

Mais notícias
Veja todas as noticias