Você conhece Edgar Morin? Ele defende a interligação de todos os conhecimentos

13/11/2013 - 06:27h

Conheça a vida e a obra de Edgar Morin

Pai da teoria da complexidade, ele defende a interligação de todos os conhecimentos, combate o reducionismo e valoriza o complexo

Foto: Edgar Morin é um crítico da perda da visão geral

Edgar Morin é um crítico da perda da visão geral

Texto Cristiane Marangon e Eduardo Lima

Biografia: nascido em 8 de julho de 1921, graduou-se em Economia Política, História, Geografia e Direito. Publicou, em 1977, o primeiro livro da série O Método, no qual inicia sua explanação sobre a teoria da complexidade. Em 1999, lançou A Cabeça Bem-Feita (Ed. Bertrand Brasil) e Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro (Ed. Cortez), além de outros três títulos sobre educação

O que ele diz: defende a incorporação dos problemas cotidianos ao currículo e a interligação dos saberes. Critica o ensino fragmentado.

Um alerta: sem uma reforma do pensamento, é impossível aplicar suas idéias. O ser humano é reducionista por natureza e, por isso, é preciso esforçar-se para compreender a complexidade e combater a simplificação.

Reformar o pensamento. Essa é a proposta de Edgar Morin, estudioso francês que passou a vida discutindo grandes temas. Pai da teoria da complexidade, minuciosamente explicada nos quatro livros da série O Método, ele defende a interligação de todos os conhecimentos, combate o reducionismo instalado em nossa sociedade e valoriza o complexo.

*Aproveite! Siga o Ser Universitário no Twitter e no Facebook

Fonte: Educar para crescer