Ser Universitario
 

Simulados de Geografia

1-) (UNIMEP) O castanheiro, nativo da Amazônia e que tem seu principal reduto na Região de Marabá, no Pará, ocorre principalmente:




2-) (UNIFENAS) Sobre o comércio exterior brasileiro seria errado afirmar que:




3-) (UFCE) Identifique a região do relevo submarino, na qual foi encontrado o petróleo no Ceará:




4-) (UNIFOR) Os novos investimentos em regiões mais distantes do eixo Rio-São Paulo estão permitindo a algumas cidades nordestinas, um crescimento industrial maior do que alguns pólos econômicos do Centro-Sul. Essa expansão se deve, basicamente:




5-) (CESGRANRIO) Porto salineiro mais importante, situado no Nordeste do País:




6-) (PUC) O levantamento das potencialidades do meio natural constitui toda a estratégia dos programas de desenvolvimento regional. Nesse campo, a maior contribuição para o conhecimento da Amazônia tem sido:




7-) CESGRANRIO) mais importante área de extração de sal no Brasil:




8-) (UNIMEP) Em relação à privatização da Vale do Rio Doce, existiu argumentos pró e argumentos contra. Para os defensores da desestatização:. A Vale não tinha importância estratégica para o desenvolvimento econômico-social do país. II. O Estado deveria deixar a função de empresário. III. O financiamento da Vale seria um mau negócio para o Estado. IV. Privatizar a Vale não seria privatizar o solo brasileiro. V. A própria empresa, livre de burocracia, poderia produzir mais, pagar mais impostos e gerar mais empregos. Da relação anterior, são, particularmente, eram argumentos neoliberais:




9-) (UFF) O interesse dos governos estaduais em instalar indústrias em suas áreas por meio de incentivos fiscais levou-os a travar uma "guerra fiscal". Um dos Estados que há pouco se valeu desse recurso foi o Rio de Janeiro. Assinale a opção que indica corretamente a região do Estado do Rio de Janeiro que mereceu, recentemente, destaque no noticiário dos jornais pela instalação de grande indústria atraída por essa política da "guerra fiscal":




10-) (PUCC) Uma das ilhas oceânicas do Brasil, em virtude de sua fauna e flora características, já foi visitada por inúmeras expedições científicas. É ela: