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Simulados de Geografia
1-) (UNIFENAS) São características do comércio exterior brasileiro na década de 80, exceto:
a) Aumento das exportações e diminuição das importações.
b) Grande aumento nas exportações de produtos industrializados.
c) Saldos comerciais positivos a partir de 83.
d) Diversificação dos mercados compradores.
e) Diminuição significativa do comércio com a Argentina.
2-) (CEFET-PR) dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil:
a) Solar, hidrelétrica e eólica.
b) Hidráulica, lenha e biomassa.
c) Hidráulica, xisto e solar.
d) Petróleo, solar e lenha.
e) Álcool, eólica e solar.
3-) (UNIFENAS) Sobre o comércio exterior brasileiro seria errado afirmar que:
a) Houve grande aumento das exportações de manufaturados e semi-industrializados superando exportações de produtos primários.
b) Menor dependência em relação ao mercado norte-americano.
c) Grande diversificação quanto aos tipos de produtos exportados e quanto aos parceiros comerciais.
d) Apresenta diminuição gradativa do volume de mercadorias exportadas e do valor de exportações.
e) A balança comercial apresenta um superávit, desde 82, apesar de não poder ser considerado como lucro.
4-) (UFMG) Com a abertura das fronteiras brasileiras aos produtos manufaturados estrangeiros, evidenciou-se a fraca competitividade da maioria dos setores industriais do país. Sobre esse aspecto da nossa indústria, todas as alternativas estão corretas, exceto :
a) A competitividade da indústria está comprometida pelas recentes e generalizadas restrições à entrada de tecnologia estrangeira a à penetração de bens de capital.
b) A falta de competitividade da indústria brasileira resulta da fraca produtividade de determinados setores e da baixa qualidade dos produtos colocados no mercado.
c) A indústria brasileira adotou, até bem recentemente, a estratégia de aumentar receitas por meio de aplicações financeiras em detrimento de investimentos produtivos na modernização do setor.
d) A maior parte dos setores dessa atividade é voltada apenas para o mercado interno que, embora se situe entre os maiores do mundo, é pouco exigente e não estimula a competitividade.
e) N. d. a.
5-) (PUC-SP) O maior produtor mundial de borracha sintética é:
a) Rússia
b) Canadá
c) Inglaterra
d) França
e) EUA
6-) (PUC) A exploração de reservas de ferro e de manganês do Brasil Sudeste se desenvolve em Minas Gerais e, mais precisamente:
a) no vale do Jequitinhonha.
b) no vale do São Francisco.
c) nos vales superiores dos rios das Velhas, Doce e Paraopeba.
d) no Triângulo Mineiro.
e) no alto vale do Rio Grande.
7-) (UNIV. CATÓLICA - Pelotas) A Bacia Platina é formada por grandes bacias secundárias, possuindo o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil, e a maior usina hidrelétrica construída até hoje. Esse potencial é localizado na bacia do rio:
a) Piratini
b) Uruguai
c) Paraguai
d) Paraná
e) São Francisco
8-) (PUC) O levantamento das potencialidades do meio natural constitui toda a estratégia dos programas de desenvolvimento regional. Nesse campo, a maior contribuição para o conhecimento da Amazônia tem sido:
a) da SUDAM
b) da BASA
c) do Projeto RADAM
d) do INCRA
e) do MINTER
9-) (UNIFOR) Os novos investimentos em regiões mais distantes do eixo Rio-São Paulo estão permitindo a algumas cidades nordestinas, um crescimento industrial maior do que alguns pólos econômicos do Centro-Sul. Essa expansão se deve, basicamente:
a) ao esgotamento do mercado consumidor no eixo Rio-São Paulo;
b) à resposta dos problemas sociais que até a década de 80 impediram a entrada de capital;
c) ao aquecimento recente da indústria do turismo, exigindo maior tecnologia para a Região;
d) à estabilidade da moeda que permitiu operar o significativo parque industrial nordestino;
e) ao crescimento do mercado consumidor nordestino associado às vantagens fiscais e ao baixo custo da mão-de-obra.
10-) (ESCCAI) “No mundo capitalista a preocupação primordial é obtenção de lucros cada vez maiores. É dessa busca incessante de lucros máximos que resultam as estratégias de localização geográfica das empresas industriais, que em inúmeros fatores têm de ser considerados isoladamente e em conjunto.” A partir do texto acima conclui-se que os fatores mais importantes são, exceto :
a) Mercado consumidor.
b) Energia.
c) Matéria-prima.
d) Legislação ambiental.
e) Mão-de-obra.
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