Ser Universitario
 

Simulados de Geografia

1-) (FEMM/FIO/VEST) As exportações de manufaturas destacam-se no corredor de exportação de:




2-) (UNIFENAS) São características do comércio exterior brasileiro na década de 80, exceto:




3-) (UFPA) As regiões brasileiras exercem diferentes papéis no que diz respeito a “divisão inter-regional do trabalho” ressaltando-se que:




4-) (FAC. AGRONOMIA E ZOOTECNIA de Uberaba) Leia as afirmativas abaixo sobre a hidrografia brasileira: I. É a maior das três bacias que formam a Bacia Platina, pois possui 891.309 km 2 , o que corresponde a 10,4% da área do território brasileiro. II. Possui a maior potência instalada de energia elétrica, destacando-se algumas grandes usinas. III. Em virtude de suas quedas d'água, a navegação é difícil. Entretanto, com a instalação de usinas hidrelétricas, muitas delas já possuem eclusas para permitir a navegação. Estas características referem-se à bacia do:




5-) (UNIMEP) O castanheiro, nativo da Amazônia e que tem seu principal reduto na Região de Marabá, no Pará, ocorre principalmente:




6-) (PUC) A Usina de Itaipu é um empreendimento conjunto:




7-) (UNIFENAS) A organização do espaço geográfico brasileiro após a industrialização sofreu mudanças profundas. Seria errado afirmar:




8-) (CEFET-PR) dentre as citadas assinale a alternativa que contenha apenas as fontes de energia renováveis mais utilizadas no Brasil:




9-) (UNIMEP) Em relação à privatização da Vale do Rio Doce, existiu argumentos pró e argumentos contra. Para os defensores da desestatização:. A Vale não tinha importância estratégica para o desenvolvimento econômico-social do país. II. O Estado deveria deixar a função de empresário. III. O financiamento da Vale seria um mau negócio para o Estado. IV. Privatizar a Vale não seria privatizar o solo brasileiro. V. A própria empresa, livre de burocracia, poderia produzir mais, pagar mais impostos e gerar mais empregos. Da relação anterior, são, particularmente, eram argumentos neoliberais:




10-) (UFF) O interesse dos governos estaduais em instalar indústrias em suas áreas por meio de incentivos fiscais levou-os a travar uma "guerra fiscal". Um dos Estados que há pouco se valeu desse recurso foi o Rio de Janeiro. Assinale a opção que indica corretamente a região do Estado do Rio de Janeiro que mereceu, recentemente, destaque no noticiário dos jornais pela instalação de grande indústria atraída por essa política da "guerra fiscal":