Sisu no celular: aplicativo do MEC mostra número de vagas das cotas

19/01/2015 - 04:01h

O MEC (Ministério Da Educação) lançou um aplicativo para consulta de vagas do Sisu (Sistema de Seleção Unificado), que abre inscrições nesta segunda (19). Mas atenção: não dá para fazer inscrição por ele.

A busca de vagas por meio das instituições traz também uma informação relevante que o candidato não encontra no site oficial de inscrição: o número de vagas destinadas para ampla concorrência e para ações afirmativas (cotas).

Outro dado importante de se observar são as particularidades de cada universidade ou instituto no cálculo da média do candidato, os pesos de cada área de conhecimento e da redação.

Funcionalidades

Ao abrir o aplicativo, o candidato pode consultar o cronograma do sistema deslizando as telas para cima ou para baixo. Existe ainda a opção de salvar lembretes para todas as fases do programa (ícone de sino no canto superior direito).

A pesquisa mostra os termos mais procurados e há a opção de salvar o curso, localidade ou instituição desejados, o que facilita buscas posteriores.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para smartphones e tablets com o sistema Android. De acordo com o MEC, uma versão para iOS será liberada em breve.

Fonte: Uol