Sisu oferta quase 8 mil vagas em quatro instituições públicas no Piauí

13/01/2015 - 10:01h

O Sistema De Seleção Unificada (Sisu) oferece este ano 7.919 vagas em quatro instituições públicas de ensino no Piauí. As vagas estão distribuídas em 195 cursos e podem ser pleiteadas por candidatos que fizeram o Exame Nacional Do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não zeraram na prova de redação.

A instituição com a maior oferta é a Universidade Federal do Piauí, que disponibilizou 3.554 vagas para os 79 cursos. A UFPI possui cinco campi espalhados pelo estado, sendo o maior deles o campus Ministro Petrônio Portela, localizado em Teresina. O edital com as regras para ingresso de novos estudantes está disponível no site da instituição.

A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) vem logo atrás com a segunda maior quantidade de vagas ofertadas nesta edição do Sisu. Ao todo, são 3.100 vagas abertas para os 84 cursos oferecidos nos 12 campi da instituição no estado. O curso campeão em ofertas na Uespi é o de Educação Física, com 70 vagas disponibilizadas este ano.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) abriu 1.175 através do Sisu. A instituição possui um total de 30 cursos em seus 10 campi no estado. Além dos campi do Centro e da Zona Sul de Teresina, o IFPI também possui unidades em oito municípios do interior do estado.

Além dessas instituições, o Piauí também tem vagas abertas no Campus Serra da Capivara, pertencente à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em São Raimundo Nonato, a 530 km de Teresina. De acordo com o edital, são 90 vagas para os dois cursos ofertados na cidade, sendo 50 para Ciências da Natureza e 40 para Arqueologia e Preservação Patrimonial.