Universidades do Triângulo Mineiro divulgam cronograma para o Sisu

17/01/2015 - 17:01h

Apenas 1.236 candidatos fizeram prova da segunda fase (Foto: L. Adolfo/UFTM)
Inscrições para o Sisu iniciam na próxima semana
(Foto: L. Adolfo/UFTM)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) divulgaram as vagas oferecidas por meio do Sistema De Seleção Unificada (Sisu) e matrículas para o primeiro semestre de 2015.

As inscrições para participar do Sisu começam na próxima segunda-feira (19) e vão até as 23h59 do dia 22 da janeiro, no site do Sisu, conforme Edital nº1/2015 da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação, que define o processo de seleção unificada para o primeiro semestre de 2015, para os estudantes que participaram do Enem de 2014 e que não tenham tirado nota zero na redação.

Pela UFU serão ofertadas 3.089 vagas em 84 cursos nos campi Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo. A lista com os candidatos selecionados será divulgada no dia 26 de janeiro e os interessados devem realizar a matrícula nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro.

Mais vagas
Com a implantação do novo campus da UFTM em Iturama, o número de vagas de graduação ofertadas pela UFTM em 2015 cresceu. Para o primeiro semestre, serão 944 vagas para 24 cursos.

O aumento das vagas deve-se à abertura de dois cursos no campus de Iturama. São 100 vagas para as licenciaturas em Ciências Biológicas e Química. Para o campus de Uberaba permanecem as 844 vagas.

Desde 2014, a UFTM reserva 50% das vagas de cada curso para candidatos egressos do ensino público que, no ato da inscrição no Sisu, optarem pelo ingresso por reserva de vagas, de acordo com a distribuição de vagas definida pela Lei 12.711/2012. São 473 vagas para atender a Lei de Cotas e 471 para a ampla concorrência.

A divulgação do resultado da chamada regular acontece no dia 26 de janeiro. De 27 de janeiro a 3 de fevereiro, a partir das 9h, os convocados devem fazer a pré-matrícula e preenchimento do questionário socioeconômico, acessando o site da UFTM.

Os candidatos que não selecionados na primeira chamada, e  que tiverem interesse em constar da lista de espera do Sisu para o curso no qual efetuou inscrição a sua primeira opção deverá, no período de 26 de janeiro até às 23h59min do dia 6 de fevereiro, manifestar interesse acessando a página do Sisu.

No dia 11 de fevereiro acontece a divulgação da lista de espera e o resultado da segunda chamada, exclusivamente, no site da instituição. As demais chamadas,  se necessárias, acontecem de acordo com o Calendário divulgado no Edital nº1 da UFTM.